top of page
  • Foto do escritorBianca Rodrigues

Saiba tudo sobre como montar uma cabine de fotos para eventos

Atualizado: 30 de mar. de 2023

Resumo:

  • Como montar uma cabine de fotos para eventos é uma dúvida muito comum de vários profissionais que trabalham na área;

  • Isso porque não estamos falando apenas de fotografias e sim, da entrega de valor por meio de uma experiência diferenciada;

  • Listamos um passo a passo completo para ajudar você neste desafio. Acompanhe!

Entender como montar uma cabine de fotos para eventos ajuda a oferecer uma experiência marcante e de valor. Isso mesmo que você leu: este recurso é essencial para superar os dois grandes desafios de quem trabalha com a produção de solenidades e comemorações em geral.


Cerimonialistas, produtores e profissionais de marketing buscam entregar bons resultados para a marca e os clientes. O que vai muito além de montar uma ativação, distribuir brindes ou organizar um casamento.


Estamos falando de tornar momentos inesquecíveis e de atingir os objetivos do contratante. Vender ou fazer com que os noivos sintam-se realizados pelos comentários positivos dos seus convidados sobre a festa são exemplos.


Quer aprender como montar uma cabine de fotos para eventos? Continue lendo este conteúdo: selecionamos tudo o que você precisa saber sobre o tema. Boa leitura!


Confira os tópicos:

Como montar uma cabine de fotos para eventos?



Uma cabine de fotos para eventos, como o próprio nome já diz, é uma cabine com câmera que faz e imprime fotografias instantâneas nos tamanhos 10 cm x 15 cm, 5 cm x 15 cm ou 7,5 cm x 15 cm, com uma até quatro poses. Algumas permitem, inclusive, a gravação de vídeos.


Ela pode ser instalada em qualquer tipo de evento, não requer uma estrutura muito robusta ou espaço grande. Geralmente, uma cabine fotográfica mede aproximadamente 2 metros de altura, 1,70m de largura e 1m de profundidade, comportando até 4 pessoas.


Sabendo disso, vamos ao passo a passo completo para montar uma cabine de fotos para eventos do zero. Confira:


Planejamento


Você analisou o público-alvo do evento e percebeu que vale a pena montar uma cabine fotográfica para o evento. Pois bem: o ponto de partida é planejar este processo. Essa etapa é fundamental para evitar o retrabalho e ajustes em cima da hora. O que pode sair bastante caro em termos financeiros e também em relação à satisfação do cliente.


Sugerimos fazer o planejamento contemplando 4 fases:


Identifique a finalidade da cabine de fotos


Entreter convidados? Divulgar uma marca? Fazer as crianças de um aniversário infantil se divertirem?


Identificar a finalidade da cabine de fotos do evento é fundamental para a montagem e orçamento de materiais. Assim, você consegue se organizar melhor em relação aos recursos que serão necessários para garantir uma boa experiência.


No caso de um aniversário infantil, por exemplo, talvez seja interessante ter duas pessoas operando a cabine. Já em um evento corporativo, apenas um operador pode ser suficiente. Neste caso, a arte das fotos deve conter dados importantes da empresa, como telefone e redes sociais.


Escolha o melhor tipo de cabine de fotos para o seu evento


Existem vários tipos de cabine de fotos: com ou sem espelho mágico, cortinas, câmera 360° e até dentro de kombis. No entanto, a opção escolhida precisa estar de acordo com o estilo, objetivo e orçamento disponível para o evento. Analise esses aspectos de maneira bem criteriosa para selecionar a melhor alternativa.


Selecione o local para a montagem da cabine


O local disponível para a montagem da cabine fotográfica para eventos é essencial para que todos os participantes a encontrem facilmente e, assim, consigam aproveitá-la.


Afinal, é comum formar algumas filas para usar a cabine, porém, os convidados precisam estar confortáveis o suficiente para esperar. Do contrário, podem ir embora e ainda divulgarem feedbacks negativos sobre a experiência.


Como mencionamos, a cabine de fotos não precisa de um espaço tão grande para ser instalada. Contudo, considere um pouco mais para manter o conforto.


Orce os materiais e equipamentos necessários


Para montar uma cabine de fotos para eventos, você vai precisar de:

  • Estrutura em alumínio ou TS para delimitar o espaço da cabine;

  • Cortinas em um tecido que seja resistente e de fácil limpeza. As cores mais usadas são o preto e o vermelho;

  • Notebook com um bom processador e impressora de sublimação, para enviar e imprimir as fotos facilmente;

  • Câmera profissional em um suporte resistente;

  • Acessórios variados, como chapéus, óculos, colar de plumas e tiaras;

  • Boa iluminação.

Dependendo do tipo do evento, você pode personalizar as cortinas, adesivar a cabine e até adquirir outros adereços mais específicos.


Após definir tudo o que será necessário, faça orçamentos com vários fornecedores. Não se concentre em analisar apenas o preço e sim, o custo-benefício e a qualidade dos materiais.



Montagem


Com tudo planejado, chegou a hora de montar a cabine de fotos para eventos. Também separamos em fases. O que facilita a montagem e garante a qualidade das fotografias.


Acompanhe:


Prepare o espaço onde a cabine será montada


Para iniciar a montagem, você precisa de um espaço compatível com o tamanho da cabine, como falamos. No entanto, não deixe de verificar outros aspectos, como:

  • Presença de tomadas que comportem a voltagem da cabine de fotos;

  • Se existe fluxo de pessoas no local;

  • Integridade e segurança do espaço;

  • Conforto.

É interessante visitar o espaço da cabine e testá-la antes do evento. Com isso, você identifica possíveis gargalos e evita imprevistos.


Monte a estrutura da cabine


Monte a estrutura e verifique se toda ela está firme o suficiente. Afinal, por mais que a cabine de fotos só comporta 4 pessoas, é comum que alguns participantes se empolguem e esqueçam essa regra.


Instale a iluminação e a câmera


A iluminação e uma boa câmera vão garantir fotos de qualidade. Assim, você evita problemas, como participantes ou convidados insatisfeitos porque na fotografia a roupa saiu com uma diferente.


Configure o software de edição de fotos


A fase da configuração e teste do software de edição das fotos é essencial para garantir a rapidez e qualidade na impressão. Esse aspecto é essencial para evitar a formação de filas muito grandes e, como consequência, uma longa espera e até reclamações.


Existem várias soluções no mercado. E, caso você não tenha tantos conhecimentos em edição, busque ajuda de um designer ou profissional de TI.


Teste a cabine de fotos antes do evento


Já abordamos a importância de testar a cabine fotográfica antes do evento, mas aqui vamos reforçar novamente essa prática. Afinal, nem sempre é possível resolver os problemas em cima da hora, sem contar com todo estresse da situação.


Personalização


Essa é a última e talvez a etapa mais importante de como montar uma cabine de fotos para eventos. Uma boa personalização é o caminho para se diferenciar no mercado.


Confira as fases:


Crie uma moldura personalizada


A moldura das fotos pode ser personalizada para qualquer tipo de evento, dos corporativos às festas de aniversários. O ideal é que esteja conforme a identidade visual e que traga elementos que façam menção aos anfitriões.


Frases personalizadas, informações de contato e logomarca no caso de empresas são alguns exemplos.


Escolha os adereços para as fotos


Os adereços, como mencionamos, tornam o momento mais divertido. Você pode escolher os mais genéricos, no entanto, apostar em acessórios personalizados fará toda a diferença.


Conforme o tipo de evento, abuse da criatividade e selecione o que fizer mais sentido. Buscar referências na internet de eventos similares que usaram uma cabine fotográfica pode ajudar.


Defina as opções de impressão e compartilhamento


As fotos podem ser impressas uma por vez ou até em 4 poses, na mesma impressão. É possível definir um formato fixo ou oferecer opções para os convidados. Essa última opção é mais interessante, pois reforça a ideia da experiência personalizada.


Já quanto às opções de compartilhamento, você pode apostar no e-mail, SMS e até via WhatsApp. Com isso, os convidados ou participantes do evento podem compartilhar o momento nas redes sociais ao passo que recebem a foto impressa.



Operação


A operação da cabine fotográfica deve ser ágil, mas cuidadosa. O operador, além de imprimir as fotos, precisa oferecer um bom atendimento e estar atento ao uso da cabine.


Contrate um operador para a cabine de fotos


Para operar a cabine de fotos, o recomendado é que o operador também seja técnico. Isso porque, mesmo com as vantagens da tecnologia, imprevistos podem acontecer.


Quando o mesmo profissional também possui conhecimentos para solucionar os problemas da cabine fotográfica, você não só economiza como, mais uma vez, garante uma boa experiência.


Monitore o uso da cabine de fotos pelos convidados


Durante um evento, é comum os participantes e/ou convidados se empolgarem. Para evitar que a cabine sofra mau uso, monitore como ela está sendo utilizada. É importante, inclusive, deixar em contrato quem será responsabilizado por danos e como isso será solucionado.



Pós-evento


Uma festa não acaba quando termina, não é mesmo?


O pós-evento é interessante para coletar feedbacks dos clientes, reforçar o relacionamento e até mesmo receber indicações de outras parcerias. Use formulários e converse com seu contratante para entender melhor a percepção sobre o serviço.


Realize a manutenção da cabine de fotos


Defina a periodicidade dos ciclos de manutenção da cabine de fotos. O objetivo é checar toda a estrutura, câmera e qualidade de impressão. Com isso, você mantém a qualidade da cabine e evita ser pego de surpresas com consertos.


Faça backup das fotos tiradas no evento


É muito comum que, após um evento, convidados ou contratantes solicitem novamente as fotos tiradas na cabine. Para reforçar ainda mais a boa experiência do pós-evento, faça o backup das fotografias e selecione um tempo pelo qual ficarão armazenadas.


Envie as fotos para os convidados


Boa parte das pessoas utiliza as redes sociais e faz questão de compartilhar bons momentos na internet, concorda? Pensando nisso, desenvolva um processo eficiente para envio das fotos aos convidados.


Conclusão


Montar uma cabine de fotos requer muita atenção e alinhamento com o objetivo do evento. Cada detalhe deve ser pensado para oferecer a melhor experiência para quem for desfrutar deste recurso.


Com um bom planejamento, é possível tornar o evento marcante, economizar e evitar surpresas indesejáveis. Testar a impressão das fotos e conferir o local em que a cabine será instalada também é importante.


Sabia que você pode ter uma cabine de fotos completa no seu evento, sem precisar se preocupar com tantas tarefas?


Impressão de qualidade, rapidez, personalização conforme a identidade visual do evento: com a Sigma Entretenimento, tenha tudo isso e muito mais!


1.052 visualizações0 comentário
bottom of page