top of page

Conheça os principais tipos de eventos corporativos e escolha o seu!

Resumo:

  • São vários os tipos de eventos corporativos. Conhece os principais é essencial para montar o seu;

  • Com um bom planejamento e muita organização, é possível encantar o público e conquistar bons resultados com os eventos corporativos;

  • Apostar em soluções para entretenimento também é interessante. Continue lendo para entender mais desse universo!


Conhecer os tipos de eventos corporativos e as principais vantagens de cada formato é fundamental para fazer boas escolhas na hora de montar o seu. Afinal, cada empresa tem particularidades e objetivos específicos com suas ações institucionais ou comerciais.


Para uma empresa de serviços financeiros, pode ser interessante montar uma conferência com os principais nomes do mercado para discutir tendências. Já para uma escola de cursos na área da beleza, palestras de temas específicos pode ser uma boa ideia.


Independente do tipo de evento corporativo, também é muito importante conhecer as vantagens de cada um. Dessa forma, é possível aproveitar ao máximo os formatos e, assim, colher bons resultados.


Desejamos uma excelente leitura!


Confira os tópicos:


Quais são os principais tipos de eventos corporativos?


Como mencionamos, são vários os tipos de eventos corporativos. Separamos os principais para que você possa conhecê-los em detalhes.


Vale ressaltar também que os elementos e características de um tipo podem estar presentes no outro. Confira:


Conferências e seminários


As conferências são eventos corporativos que reúnem grandes nomes, especialistas e pesquisadores de uma determinada área para discutir tendências e temas relevantes.


O principal objetivo é estimular a troca de conhecimento relevante entre os participantes, geralmente mediada por um conferencista principal.


Já os seminários são encontros menores, mas com a mesma finalidade. Tanto em um como no outro, é possível promover cursos, minicursos e workshops.


Feiras e exposições


Os principais objetivos das feiras e exposições corporativas são divulgar produtos, serviços, empresas e marcas. Outra finalidade é atrair clientes e parceiros estratégicos, como fornecedores.


Também é comum nestes tipos de eventos corporativos a coleta de informações dos participantes, tais como nome, telefone e e-mail para sorteios de brindes e envio de promoções.


Vale lembrar que essa prática só é válida desde que os convidados do evento corporativo autorizem a empresa entrar em contato.


Lançamento de produtos


Os lançamentos de produtos são eventos corporativos estritamente voltados ao comercial. Na prática, a principal finalidade, além da divulgação, é aumentar as vendas.


Neste tipo de evento corporativo, é possível apostar em vários formatos, como workshops, feiras e conferências. O que vai influenciar é o tipo de produto, o budget disponível e tamanho do evento.


Roadshows


Os roadshows são eventos corporativos externos itinerantes, cuja principal finalidade é divulgar produtos e serviços de uma empresa.


Eles seguem um padrão e uma programação definidos por uma organização, à medida que esse evento corporativo se expande para outras localidades.


Convenções de vendas


As convenções de vendas são eventos corporativos internos, voltados a comemorar e apresentar resultados de uma empresa. Outro objetivo é engajar os vendedores e a equipe de vendas.


Os parceiros estratégicos e alguns clientes também podem participar das convenções das vendas.

4 vantagens de criar seu próprio evento corporativo


Agora que você já conhece os principais tipos, que tal entender as vantagens dos eventos corporativos? Assim, é possível aproveitar ao máximo cada um. Confira:


1. Fortalecimento da cultura organizacional


Os eventos corporativos, até mesmo os externos, ajudam a fortalecer a cultura de uma empresa, tanto entre os colaboradores quanto perante o público.


Isso acontece porque, durante tais momentos, é possível divulgar a missão, visão, valores e mensagens de uma marca, indo muito além de divulgar produtos e serviços.


2. Engajamento dos funcionários


Junto ao fortalecimento da cultura organizacional, temos o engajamento entre os colaboradores. Durante os eventos corporativos, eles podem confraternizar entre si e com a empresa, o que deixa o clima da organização mais leve e amigável.


Trata-se de uma oportunidade onde empresas e colaboradores podem se conhecer melhor.


3. Aquisição de novos clientes


Atrair novos clientes, fornecedores, parceiros e estratégicos e até mesmo novos talentos é outra vantagem importante dos eventos corporativos.


Sem contar que, durante o mesmo evento, a empresa pode explorar vários objetivos, como divulgar um novo produto e uma vaga de emprego.


4. Melhoria da imagem da marca


Para fortalecer a sua imagem no mercado, uma marca precisa ser vista, concorda?


Nesse sentido, os eventos corporativos são excelentes meios para melhorar e reforçar a imagem de uma empresa no mercado.


Ao organizar uma feira, workshop ou convenção, por exemplo, uma organização tem a oportunidade de escolher como e o quê divulgar.


Seu evento corporativo pode ser um viral nas redes sociais


Os eventos corporativos, internos ou externos, apesar de formais, você pode apostar em soluções para entretenimento dos participantes.


Ao fazer isso, o clima do ambiente fica mais leve, os convidados mais engajados e, ainda por cima, é possível divulgar de uma forma criativa os produtos e serviços de uma empresa.


Outra vantagem bastante relevante é se destacar nas redes sociais a partir dessas opções de entretenimento. É o que chamamos no marketing conteúdo viral, ou seja, que ganha audiência devido à fama.


Contudo, para que um evento corporativo viralize, as soluções precisam ser inovadoras.


Confira exemplos em que a Sigma Entretenimento surpreendeu participantes em eventos corporativos:

  • Túnel Infinito: participamos do IA Experience 2023, maior evento de Inteligência Artificial do país, criando um ambiente imersivo logo na entrada;

  • Tatuagem Digital: totalmente inofensiva, ela pode ser removida apenas com água e sabão. Levamos essa solução para a FilmeCon 2023, maior conferência de audiovisual do Brasil;

  • Plataforma 360 S: grava vídeo e produz fotos em 360°, a partir de uma estrutura resistente e de qualidade, solução que levamos para a ABF Franchising Expo 2023.

Além dessas soluções, também temos outras como Cabine de Fotos, Totem de Fotos e Espelho Mágico.


Conclusão


Criar o seu próprio evento corporativo é uma maneira bastante inteligente e criativa para divulgar uma marca, sua mensagem, produtos e serviços. Mas, para ter sucesso, é indispensável conhecer os principais tipos, suas finalidades e ter um bom planejamento.


Quando bem organizado, qualquer tipo de evento corporativo ajuda a engajar o público, os colaboradores, fortalece a cultura organizacional e contribui para atrair clientes. Outro aspecto importante é contar com fornecedores confiáveis.


A Sigma Entretenimento possui várias soluções para surpreender seus convidados nos mais diversos tipos de eventos. Contamos com técnicos especializados, suporte e atendimento 24 horas.


Possuímos também planos para empresas, com formas de pagamento flexíveis. Clique aqui e entenda mais sobre as nossas soluções!

29 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page