top of page

Tudo o que você precisa saber sobre cabine de fotos para seu evento

Atualizado: 30 de mar. de 2023

Resumo:

  • As fotografias impressas estão cada vez mais valorizadas, mesmo com uso massivo dos celulares. Sim, as pessoas desejam eternizar os momentos para além das telas;

  • Nesse sentido, usar uma cabine de fotos nos eventos - aniversários, casamentos e até festas corporativas, pode ser muito interessante;

  • Gostou da ideia e não sabe por onde começar? Neste conteúdo, entenda tudo o que precisa saber sobre a cabine de fotos!

Engana-se quem pensa que as fotografias impressas não fazem mais sucesso: hoje, elas viraram quase “relíquias” e são bastante procuradas. Agora, já pensou em apostar em uma cabine de fotos nos seus eventos, onde todos os convidados podem levar para casa uma lembrança especial daquele momento?


Seja em aniversários, casamentos, formaturas e até em festas corporativas, a cabine de fotos é uma atração à parte. Para as empresas, então, acaba sendo uma forma natural de divulgação daquela marca e, o mais importante: com baixo investimento.


Porém, nem todo mundo sabe como usar, conhece as vantagens ou quais cuidados deve ter ao contratar uma cabine de fotos. Neste conteúdo, tiramos essas e outras dúvidas sobre o assunto. Continue lendo e confira!

Qual a importância da cabine de fotos em eventos?


A importância de ter uma cabine de fotos em eventos é proporcionar uma experiência incrível aos seus convidados. Como falamos, ela permite que todos tenham uma lembrança física de um momento especial passado com o anfitrião ou empresa. Mas não é só isso.


Este recurso também oferece descontração, interação e diversão aos participantes do evento, que podem tirar fotos com adereços e com outros convidados. O melhor de tudo é que, por ser uma cabine, o espaço é reservado e pessoas tímidas ficam mais à vontade.


Outro ponto interessante é que, nem sempre, todos os convidados têm acesso às fotos impressas feitas pelos fotógrafos. Então, com a cabine, é possível registrar o momento e ainda levá-lo para casa, sem depender da empresa, aniversariante ou noivos.


A personalização é mais uma vantagem da cabine de fotos. Isso porque você pode selecionar as mensagens que sairão no papel. Para empresas, é uma ótima maneira de divulgar a marca, como já mencionamos, sem precisar gastar muito.


Por ter um tamanho reduzido, a cabine fotográfica também pode ser facilmente instalada em qualquer evento, sem tomar muito espaço ou competir com os fotógrafos.


Afinal, o que é uma cabine de fotos?


A cabine de fotos, como o próprio nome já diz, é uma cabine com uma câmera que tira e imprime fotografias instantâneas nos tamanhos 10 cm x 15 cm, 5 cm x 15 cm ou 7,5 cm x 15 cm, com uma até quatro poses.


Geralmente, o tamanho de uma cabine de fotos é em torno de 2 metros de altura, 1,70m de largura e 1m de profundidade. Ela comporta até 4 pessoas e a porta de entrada são cortinas vermelhas.


Diferente do que muitos pensam, o conceito da cabine fotográfica é bem antigo. Acredita-se que a primeira foi lançada em 1889 em uma feira em Paris, na França, com fotos ainda em preto e branco.


Porém, apenas em 1925, na Broadway, em Nova York, as cabines ficaram famosas. Era comum, inclusive, encontrá-las em estações de trem e grandes avenidas. E, em 1970, as fotografias passaram a ser impressas com cores.


Diferença entre cabine de fotos e fotógrafo tradicional


A principal diferença entre a cabine de fotos e o fotógrafo é que, na primeiro caso, você recebe as fotografias na hora em que são tiradas, em um tamanho padrão e sem tratamento nas imagens.


No entanto, vale lembrar que a cabine fotográfica não substitui o profissional e vice-versa. Afinal, são propostas bem diferentes, pois enquanto fotógrafo tem a função de captar momentos do evento. Muitas das vezes, ele já tem até mesmo um script, ou seja, direcionais de quais fotos tirar e o que evitar.


Já a cabine está ali para proporcionar diversão e uma lembrança física do momento aos participantes. Trata-se de um recurso cujo objetivo é melhorar ainda mais a experiência oferecida pelos anfitriões ao evento.


Dessa forma, você não precisa abrir mão de um ou outro e sim, considerar contratar as duas opções.


Vantagens de ter uma cabine de fotos em seu evento


Já citamos algumas das vantagens de contratar uma cabine de fotos para o seu evento. Continue lendo para entender melhor esses benefícios:


Entretenimento para os convidados


Você já reparou que as fotos feitas em cabines fotográficas nos eventos costumam ser bem divertidas, engraçadas e as pessoas estão sempre alegres?


Isso acontece porque, como já mencionamos, a cabine proporciona momentos descontraídos aos convidados, independente do tipo de evento, até mesmo nos corporativos. Nestes, inclusive, ajudam a tornar o ambiente mais leve.


Lembrança física e personalizada do evento


Imagine que você foi convidado para uma formatura de um grande amigo seu. Ou então, para o casamento dele. Como se sentiria em, além de tirar uma foto com essa pessoa que tanto ama, levar a fotografia para casa como lembrança?


Pois bem, é justamente essa sensação de cuidado e carinho que todos os seus convidados terão se você contratar uma cabine de fotos.


Agora, pense que a empresa em que trabalha vai participar de um grande evento formal e corporativo, no qual você é o responsável por organizar o estande e decidiu levar uma cabine fotográfica.


Nos intervalos das palestras, os participantes costumam passear pelo espaço e podem se sentir atraídos pela sua empresa devido à cabine. Dessa forma, os convidados levarão para a casa uma lembrança com a sua marca, sem que você precise pagar por cada fotografia impressa.


Possibilidade de compartilhar as fotos nas redes sociais


Mesmo que as fotos sejam entregues impressas aos convidados, é bem provável que vários deles registrem este momento nas redes sociais. Afinal, como falamos, a cabine oferece diversão aos participantes e nada melhor do que compartilhar tudo isso na internet.


Com isso, no caso de aniversários, casamentos e formaturas, os anfitriões se sentirão lisonjeados em serem reconhecidos nas redes. Já para as empresas, como já citamos anteriormente, a marca será divulgada para outras pessoas de forma natural.


Aumento do engajamento e interação dos convidados


A cabine de fotos vai estimular que os seus convidados se aproximem e interajam entre si para aproveitar este recurso. Com isso, a festa ou evento corporativo ficará bem mais divertido, concorda?



Como escolher a cabine de fotos ideal para seu evento?


Não basta apenas contratar uma cabine de fotos: é preciso escolher a ideal para o seu evento. Para isso, listamos pontos importantes que você precisa considerar. Leia com atenção:


Tamanho da cabine


O tamanho da cabine, como falamos, costuma ser padrão: 2 metros de altura, 1,70m de largura e 1m de profundidade. No entanto, ela precisa de um espaço um pouco maior para ser instalada.


Além disso, também é preciso considerar alguma mesa de apoio para adereços, que são geralmente disponibilizados para os convidados utilizarem na hora das fotos. Então, para evitar possíveis problemas por conta da falta de espaço, é importante alinhar com a empresa fornecedora da cabine fotográfica o quanto ela precisa e a área disponível.


Lembre-se também que a cabine deverá estar visível e sem atrapalhar o tráfego das pessoas, sejam convidados ou outros profissionais que estarão trabalhando, como fotógrafos e garçons.


Tecnologia utilizada


Confira a tecnologia que a equipe da empresa fornecedora da cabine utiliza. Verifique o tamanho das fotos, tipo de papel e se é possível ou não personalizar as fotografias.


Personalização das fotos


Como falamos, a cabine pode imprimir fotos personalizadas com a identidade visual do seu evento e mensagens. No entanto, antes de fechar o contrato, confira com o fornecedor essa possibilidade e teste antes do grande dia. Assim, você evita imprevistos e consegue fazer alterações em tempo hábil.


Preço e pacotes disponíveis


Antes de fechar negócio com o primeiro fornecedor ou então com aquele mais tradicional no mercado, experimente conhecer outras opções, compare preços e pacotes. Isso porque pode ser que você encontre alguma alternativa com melhor custo-benefício e que talvez ainda não seja tão reconhecida assim.



Como utilizar a cabine de fotos em diferentes tipos de eventos?


Também é de suma importância saber como utilizar a cabine de fotos para cada tipo de evento. Nos próximos itens, trouxemos algumas sugestões.


Casamentos


Nos casamentos, a cabine fotográfica deve ficar em um local de fácil acesso para os convidados, como próximo ao bar ou pista de dança. Dependendo do estilo dos noivos, vale a pena investir em acessórios para deixar as fotos mais divertidas.



Aniversários


Em aniversários a cabine também deve estar próxima ao bar, pista de dança ou buffet, contanto que não atrapalhe a movimentação das pessoas. A personalização e os adereços podem ser feitos conforme o tema da festa.


Eventos corporativos


Nos eventos corporativos, assim como nos outros, a cabine precisa ficar em um local estratégico, como na saída dos convidados das palestras. É importante personalizar o papel fotográfico com a sua marca e fazer plaquinhas com frases chamativas, mas que, nem sempre, façam à empresa.


Afinal, não é interessante que as pessoas tenham a sensação de que estão sendo “usadas” para promover sua marca, o que pode afastar os convidados ao invés de atraí-los.


Formaturas


Já nas formaturas, as cabines também podem estar próximas de adereços divertidos, para que os formandos se divirtam bastante fazendo as fotos. Aqui, também vale usar as plaquinhas e uma dica é selecionar as frases que são consideradas marcantes para toda a turma.


Cuidados ao contratar uma cabine de fotos


Além de saber como contratar a melhor cabine fotográfica, você também deve prestar atenção nos três pontos importantes que citamos abaixo. Acompanhe.


Verificar a reputação da empresa contratada


Um evento, independente do tipo, sempre será especial para quem está promovendo. Por conta disso, não é justo e nem ético da parte do fornecedor fazer com o que o anfitrião enfrente situações delicadas nesses momentos.


Contudo, não podemos negar que, infelizmente, algumas empresas prometem algo que não conseguem entregar aos contratantes. Para evitar que isso aconteça, o caminho mais assertivo é verificar a reputação deste fornecedor.


Analise site, redes sociais, pesquise em plataformas de satisfação do cliente, como Reclame Aqui e se possível, converse com outras pessoas que já contrataram o fornecedor da cabine que você está negociando. O objetivo é colher feedbacks para saber se, realmente, aquele serviço vale a pena.


Ler atentamente o contrato


Essa dica serve basicamente para todo e qualquer tipo de serviço que você for contratar.


É indispensável ler os termos contratuais, tirar todas as dúvidas e registrar tudo o que foi combinado com o fornecedor da cabine fotográfica. Dê preferência ao e-mail e evite negociar no boca a boca.


Caso você esteja como responsável pela organização do evento, repasse todas as informações à equipe.


Garantir que a cabine de fotos esteja em boas condições


Por último e não menos importante, verifique se a cabine estará em perfeitas condições e se as fotos são de qualidade, ou sejam, impressas em papel fotográfico. Ele costuma ser mais firme e espelhado.


Para evitar surpresas indesejadas, antes do evento, peça para ver alguma fotografia impressa pela cabine e faça o teste você mesmo. Se não tiver tempo hábil, solicite alguém da equipe que faça isso.


Conclusão


A cabine de fotos deixará o seu evento ainda mais inesquecível. Além das vantagens que falamos, o investimento não costuma ser tão alto comparado à contratação de um fotógrafo para editar e imprimir as fotografias e entregar a cada convidado.


Sem contar que as pessoas poderão se divertir e ter momentos de descontração em eventos mais formais, como os corporativos. Afinal, a cabine fotográfica é indicada para todos os tipos de eventos.


Mas, para contratar a melhor cabine, ou seja, aquela que atende suas expectativas e o espaço físico do seu evento pode comportar, é indispensável analisar os pontos que citamos.


Gostou do conteúdo? Tem algum elogio, sugestão ou crítica? Deixe sua opinião nos comentários, ela sempre será bem-vinda!

572 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page