top of page
  • Foto do escritorBianca Rodrigues

Saiba o que é e como aplicar a tatuagem digital no seu evento

Atualizado: 7 de jun. de 2023

Resumo:

  • A tatuagem digital é feita a partir de impressoras específicas, que emitem desenhos personalizados;

  • Este recurso pode ser aplicado em qualquer tipo de evento, desde aniversários até os corporativos;

  • Tire todas as suas dúvidas sobre a tatuagem digital e veja como aplicar essa novidade nos seus eventos!


Criatividade é palavra de ordem quando o objetivo é proporcionar uma experiência diferenciada em algum evento. Formaturas, aniversários, congressos, feiras: seja qual for o tipo, você pode apostar na tatuagem digital para engajar os convidados e divulgar uma marca de forma inovadora.


Trata-se de uma técnica que consiste em aplicar desenhos e imagens na pele, utilizando tintas especiais totalmente inofensivas e uma impressora específica. O resultado é uma tatuagem personalizada, mas que pode ser removida facilmente.


Neste texto, tire todas as suas dúvidas sobre este recurso. Confira os benefícios e dicas importantes para colocar em prática a tatuagem digital nos seus eventos.


Desejamos uma excelente leitura!


Acompanhe os tópicos:


O que é tatuagem digital?


A tatuagem digital, também conhecida como tatuagem temporária, utiliza técnicas e materiais especiais para criar desenhos na pele. Totalmente inofensivas e não invasivas, as imagens podem ser removidas facilmente.


A impressão das tatuagens digitais é feita em poucos segundos a partir da transferência de um design para a pele, por meio de uma impressora específica.


O resultado é um desenho com aspecto realista e que se assemelha a uma tatuagem convencional, mas com a vantagem de ser temporária. Afinal, para removê-las, basta lavar com água e sabão.


A grande "cereja do bolo" é que as tatuagens digitais são personalizáveis e podem ser usadas em qualquer tipo de evento.


Seja para engajar os convidados ou estimular a divulgação de uma marca, este recurso é bastante interessante para quem deseja oferecer uma experiência inovadora.



Principais benefícios da tatuagem digital em eventos


Que as tatuagens digitais são excelentes para divulgação e chamar atenção dos convidados, você já sabe. Mas e as vantagens práticas?


Para facilitar esse entendimento, listamos os benefícios abaixo. Confira:

Aumento da interatividade e engajamento dos participantes


Nem sempre os convidados e/ou participantes de um evento são engajados e interagem entre si. Isso pode acontecer por conta de vários motivos, como a formalidade de um evento corporativo.


Nesse sentido, a tatuagem digital, por chamar bastante atenção, estimula as pessoas a interagirem entre si e com este recurso. Com isso, o evento fica mais leve e animado.


Personalização e criação de identidade visual para o evento


Como já dissemos, as tatuagens digitais são totalmente personalizadas: é possível inserir a identidade visual do evento, frases, desenhos e imagens.


O que é muito importante para deixar o ambiente e a experiência do evento cada vez mais imersiva. Sem contar que, para empresas, é um meio de divulgação de baixo investimento capaz de alcançar várias pessoas.


Potencialização da marca e reconhecimento do público


Quer deixar a sua marca mais conhecida e divulgar a sua mensagem de uma forma natural? Com as tatuagens digitais, isso é possível!


Afinal, os desenhos não precisam ser necessariamente apenas com a sua logomarca: você pode explorar frases e desenhos que combinem com o estilo do evento.


Criação de experiências memoráveis para os convidados


Você já foi em algum evento que oferecia tatuagens digitais? E, caso tenha uma empresa, seus concorrentes já fizeram algo parecido?


Pois bem, este recurso está começando a se popularizar e ainda é uma grande novidade para muitas pessoas. Dessa forma, apostar na tatuagem digital ajuda a criar uma experiência única e faz com que a sua marca saia na frente da concorrência.


Como funciona a tatuagem digital em eventos?


Para aplicar a tatuagem digital no seu evento, é indispensável entender o funcionamento, como a impressão é feita e os modelos disponíveis.


Separamos esses itens nos próximos tópicos para você entender melhor. Confira:


Seleção entre os modelos disponíveis


Existem basicamente dois modelos de tatuagens digitais: a impressão com jato de tinta, feita em estúdios profissionais e a transferência térmica.


Este último tipo é o mais comum em eventos e, por conta disso, vamos explorar melhor as suas características.


A transferência térmica é um método que utiliza um papel especial com a imagem a ser impressa e uma camada de tinta termossensível.


O desenho é transferido para a pele através do calor, que faz com que a tinta se desprenda e seja fixada temporariamente na pele.


Aplicação da tatuagem digital


A aplicação da tatuagem digital é bastante simples. Inclusive, alguns modelos de impressora emitem os desenhos na pele em 3 segundos!


Mesmo sendo um processo relativamente fácil, é muito importante testar e treinar o profissional que ficará responsável pela aplicação da tatuagem digital.


Além da técnica, ele também deve saber explicar as características desse recurso ao convidado, deixando claro que é totalmente inofensivo à pele e que pode ser removido facilmente ao lavar.


Tecnologias e materiais utilizados


Na transferência térmica, tipo mais usado para imprimir tatuagens digitais em eventos, é necessário ter o papel especial com o desenho e as tintas termossensíveis.


Também podem ser utilizados pano ou esponja para remover o excesso de tinta e uma solução de fixação logo após a aplicação, para garantir a durabilidade.


Lembrando que, como já mencionamos, para remover a tatuagem digital é necessário apenas água e sabão.


Exemplos de aplicação da tatuagem digital em eventos


A tatuagem digital pode ser aplicada em qualquer tipo de evento. O diferencial ficará a cargo das ações que serão desenvolvidas.


Separamos alguns exemplos, veja:


Formaturas e shows


Nas formaturas, as tatuagens digitais podem ser usadas para relembrar momentos dos formandos durante o tempo em estudaram juntos, com frases e desenhos. Elas também podem ser aplicadas conforme o tema da festa.


Festas temáticas


As festas temáticas são ótimos eventos para apostar nas tatuagens digitais.


Como podem ser personalizadas, acabam fazendo parte até mesmo da própria decoração e servem para deixar o ambiente ainda mais imersivo.


Feiras e exposições


Já nas feiras e exposições, este recurso pode ser aplicado tanto para divulgar o evento de forma geral quanto alguma marca que merece destaque.


Dependendo do tamanho, é interessante apostar em mais de uma impressora, para que todos possam aproveitar as tatuagens digitais.


Eventos corporativos


Nos eventos corporativos, que naturalmente são mais formais, a tatuagem digital ajuda a deixar o clima mais leve e mais interativo.


E também é uma ótima forma para divulgar uma marca, novos produtos e serviços.



Lançamentos de produto


Por fim, em lançamentos, a tatuagem digital pode ser usada para apresentar características de um novo produto ou serviço.


Também é interessante explorar a identidade visual, principalmente se ela for diferente.



Veja mais sobre a nossa Tatuagem Digital, que trouxe designs exclusivos aos participantes da FilmeCon 2023:



Dicas para utilizar a tatuagem digital em eventos


Não basta apenas disponibilizar um profissional com a impressora de tatuagens digitais: é preciso saber como usar esse recurso de forma assertiva no seu evento!


Para ajudar você neste desafio, listamos algumas dicas. Veja:


Escolha designs interessantes para o público-alvo


Como até já falamos, se você colocar apenas a sua logomarca as pessoas provavelmente nem se interessam tanto pela tatuagem digital.


Agora, ao apostar em frases mais virais, ou seja, as famosas trends e desenhos criativos, os convidados ou participantes podem ser atraídos.


Esse aspecto também é essencial para oferecer uma experiência diferenciada, pois passa a imagem de que a sua empresa ou anfitrião pensou nos mínimos detalhes.


Considere a localização das tatuagens no corpo


Dependendo do local do corpo escolhido, como cotovelos, joelhos e até no abdômen, a imagem ou frase da tatuagem digital pode não ficar tão clara. Devido a isso, ofereça sugestões de locais mais “lisos”, como braços e costas.


Assim, o desenho ficará mais visível, o que é excelente também para divulgar a marca.


Garanta uma boa durabilidade para as tatuagens


As tatuagens digitais são temporárias, porém, não é nada interessante que elas saiam com poucos segundos após a aplicação, não é mesmo?


Para que isso não aconteça e prejudique a experiência do seu evento, aposte em tintas de qualidade e faça testes com o fornecedor escolhido. Analise também a solução para fixação, que garante uma maior durabilidade.


Integre a tatuagem com estratégias de marketing


A tatuagem digital já é um recurso que estimula bastante a interação entre os convidados mas, quando aliada a outras estratégias de marketing, é uma poderosa ferramenta de divulgação para a empresa.


É possível colocar em prática várias ações, como promover um concurso com a melhor foto da tatuagem nas redes sociais e dar brindes para quem fizer o seu desenho.


A tatuagem digital pode ser a protagonista do seu evento!


A tatuagem digital pode ser a grande protagonista do seu evento, independente do tipo, fazendo com que a comemoração seja o maior sucesso!


Para isso, você precisa pensar em uma arte criativa, frases ou desenhos, conforme a identidade visual do evento. É interessante também que o local em que o profissional fará a aplicação seja de fácil acesso e visível para os convidados.


Confira também a qualidade da tinta e da impressão, para garantir que a tatuagem digital saia perfeita, do que jeito que você planejou.


Agora, sabia que você pode ter este recurso no seu próximo evento? A Digital Tattoo da Sigma emite tatuagens digitais de qualidade em 3 segundos! Clique aqui e saiba mais.

78 visualizações0 comentário
bottom of page