top of page

8 ideias criativas para eventos corporativos que você deve investir já

Resumo:

  • Apostar na criatividade e inovação são excelentes caminhos para encantar os participantes de qualquer evento;

  • Soluções de entretenimento, apresentações artísticas, jogos e espaços de relaxamento são algumas ideias criativas para eventos corporativos;

  • Confira sugestões interessantes para encantar os participantes de um evento corporativo. Confira também as principais tendências.


Investir em ideias criativas para eventos corporativos é uma excelente maneira de engajar os participantes. Desde a decoração até o buffet, cada detalhe pode ser personalizado para criar um ambiente imersivo, conforme a temática.


Contudo, com tantas opções no mercado, como fazer uma escolha assertiva?


O primeiro passo é analisar o objetivo e o público do evento corporativo. Depois, estude o seu orçamento e selecione fornecedores confiáveis. Feito isso, você pode se inspirar em algumas ideias para escolher a melhor a solução.


Neste texto, separamos 8 ideias criativas para eventos corporativos. Veja também as principais tendências do setor para encantar o público.


Boa leitura!


Confira os tópicos:


8 ideias criativas para eventos corporativos do seu negócio


Diferente do que muitos pensam, é possível apostar na criatividade nos eventos corporativos e ainda manter a sua formalidade.


É importante ressaltar também que, não necessariamente, você precisa escolher entre uma e outra. Dependendo do objetivo do evento, vale a pena investir em mais de uma.


Confira, nos próximos tópicos, algumas ideias interessantes para investir:


1. Atividades de team building


As atividades de team building, como o próprio nome já diz, são atividades voltadas para engajar as pessoas de um time de uma empresa.


O objetivo é melhorar a colaboração, a comunicação, o trabalho em equipe e o relacionamento entre os colaboradores.


As atividades de team building visam fortalecer os laços do time, o que é essencial para um ambiente de trabalho mais positivo. Dinâmicas em grupo e oficinas são bons exemplos.

2. Oficinas criativas


As oficinas ajudam a desenvolver a própria criatividade dos colaboradores e também são excelentes meios para melhorar o relacionamento e engajamento.


Outra vantagem é promover a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades em um ambiente corporativo.


Oficinas de design thinking, arte, pintura, desenhos e outras atividades manuais são algumas opções.


3. Espaços de relaxamento


Relaxar é essencial, não é mesmo? Ainda mais durante um evento corporativo, que costuma ter muitas horas de duração e requer muita concentração dos participantes.


Portanto, vale a pena fazer parcerias com empresas que ofereçam procedimentos relaxantes para os pés, mãos, costas e montar um espaço relaxante, com luzes mais baixas e cadeiras de massagem.


Lembre-se que, tão importante quanto o conhecimento compartilhado no evento corporativo, é a experiência dos seus convidados.


4. Apresentações artísticas


As apresentações artísticas, de música, dança e outras performances são ótimas para deixar o ambiente mais leve, ajudar no relaxamento dos participantes e estimular o engajamento entre eles.


Porém, aqui vale um ponto de atenção, que diz respeito à escolha das atrações: lembre-se de considerar o público e o estilo do seu evento.


5. Experiências sensoriais


As experiências sensoriais em eventos corporativos permitem que os participantes se conectem emocionalmente com a mensagem ou a marca da empresa.


Como o próprio nome já diz, tais experiências envolvem os sentidos. Para apostar nessa ideia criativa, você pode investir em aromas, soluções visuais e até degustações.


6. Jogos interativos


Os jogos interativos são ótimos para eventos corporativos internos e externos, pois envolvem uma interação ativa dos participantes.


Eles permitem que as pessoas influenciem diretamente uma narrativa, o resultado ou a experiência do jogo por meio de suas ações, escolhas ou decisões.


No entanto, para que os jogos sejam bem executados, é importante que você separe tudo que será utilizado com antecedência. Explicar de maneira clara e confirmar se todos entenderam as instruções também são essenciais.


7. Networking temático


As estratégias de networking temático estimulam a interação entre os participantes de maneira mais direcionada. Ou seja, a partir de um tema, é iniciada uma discussão, que pode ser em grupo ou em sessões específicas.


Essa ideia criativa também contribui para deixar o ambiente mais leve, principalmente nos eventos mais formais.


8. Soluções de entretenimento


São várias as opções de entretenimento para apostar nos eventos corporativos. Soluções para fotos e vídeos são as mais comuns.


Afinal, elas contribuem para atrair e engajar os participantes, bem como estimulam o compartilhamento dos arquivos nas redes sociais. Dessa forma, além da diversão, sua marca pode ser divulgada para muitas pessoas, de maneira natural.


Veja como a Sigma Entretenimento criou um ambiente imersivo no IA Experience, o maior evento de Inteligência Artificial do país. Clique e confira o vídeo!


Principais tendências para eventos corporativos


Além das ideias criativas, é interessante conhecer as principais tendências do mundo dos eventos corporativos. Assim, além de criatividade, é possível apostar na inovação para entreter os convidados.


Veja só:


Eventos híbridos


Eventos híbridos são aqueles que combinam elementos presenciais e virtuais, permitindo que os participantes interajam e participem tanto pessoalmente quanto remotamente, por meio de plataformas digitais.


Eles são uma resposta às necessidades de flexibilidade e acessibilidade, especialmente em situações em que a presença física de todos os participantes pode ser limitada.


A tendência passou a ser mais comum após a pandemia. Para apostar nela, lembre-se de escolher boas plataformas e divulgar as orientações de maneira clara.


Realidade Aumentada (RA)


A Realidade Aumentada (RA) refere-se à integração de elementos digitais, como imagens, animações, informações ou interações, em um ambiente do mundo real durante um evento corporativo.


A RA é projetada para enriquecer a experiência dos participantes, proporcionando informações adicionais, entretenimento ou recursos interativos que podem ser acessados por meio de dispositivos, como celulares e óculos de RA.


Apresentações aumentadas, simulações, ativações e sinalizações são opções para aplicar a Realidade Aumentada.


Realidade Virtual (RV)


A Realidade Virtual trabalha lado a lado com a Realidade Aumentada. Ambas são experiências tecnológicas, capazes de surpreender e encantar os participantes.


Visitas virtuais, ambientes imersivos digitais, experiências interativas de marca são alguns exemplos.


Inteligência Artificial (IA)


A Inteligência Artificial (IA) oferece uma série de benefícios aos eventos corporativos, desde a personalização da experiência do participante até a otimização de processos.


Uso de assistente virtual para tirar dúvidas e fazer confirmações, tradução e legenda de palestras, monitoramento da satisfação do público são algumas das aplicações dessa tecnologia.


Sustentabilidade


A sustentabilidade é um tema que está em voga em diversas áreas. Nos eventos, não seria diferente.


Mas, é interessante pensar em ideias sustentáveis não apenas porque se trata de algo bastante comentado e sim, com uma real preocupação com o meio ambiente.


Ofereça copos e aposte em decorações recicláveis, estimule a separação correta do lixo e invista em mensagens educativas.


Gamificação


A gamificação em eventos corporativos diz respeito à aplicação de elementos e mecânicas de jogos para tornar a experiência dos participantes mais interativa e divertida.


Tudo isso ajuda a melhorar o engajamento dos participantes, promover a aprendizagem, incentivar a participação e até mesmo reforçar a mensagem ou os objetivos do evento.


Apostar em desafios, pontuações, recompensas e prêmios são algumas aplicações.


Túnel e painel de LED


As luzes de LED contribuem para deixar o ambiente mais imersivo, sem contar que chamam bastante a atenção dos participantes. É possível apostar nessa ideia criativa em vários locais do evento,


Vale ressaltar que as soluções em LED, como o túnel infinito e o painel de LED, podem ser personalizadas conforme o estilo do seu evento. Inclusive, algumas permitem até a combinação de efeitos sonoros e visuais.


Aluguel de soluções para entretenimento é com a Sigma!


Gostou das ideias criativas para eventos corporativos e não sabe por onde começar? Então, comece conhecendo a Sigma Entretenimento!


Temos muita experiência no mercado com os mais diversos tipos de eventos. Além de montar as soluções, oferecemos atendimento e suporte personalizado 24/7. Para as empresas, temos planos de pagamento especiais e acessíveis.


Confira algumas das soluções de entretenimento que a Sigma oferece:

Saiba como foi a experiência dos participantes com a Plataforma 360 S na festa de confraternização da Ecoagro. Clique aqui e assista!


Conclusão


Como você viu, embora os eventos corporativos sejam mais formais, é possível inovar e apostar em ideias criativas para surpreender os participantes. O segredo está em conhecer bem o público.


São várias as opções para entretenimento e, inclusive, você pode investir em mais de uma ideia.


Um exemplo é montar a entrada do evento com um túnel de LED e, na área de descompressão, instalar uma plataforma 360°, para que os participantes se divirtam enquanto exploram o networking.


Mas, para que o seu evento corporativo saia do jeito que você planejou, é indispensável contar com fornecedores confiáveis. Afinal, é preciso garantir a experiência dos participantes, bem como ter o suporte necessário diante de imprevistos.


Conte com a Sigma Entretenimento para colocar em prática as ideias criativas no seu evento corporativo. Clique aqui e conheça as nossas soluções!

46 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page