top of page

Melhores opções de evento de empreendedorismo para você participar

Resumo:

  • Os eventos de empreendedorismo são excelentes meios para expandir conhecimentos e fazer networking;

  • Conferências, feiras, workshops e Hackathons são alguns exemplos;

  • Contudo, nem sempre é possível participar de todos. Para ajudar na seleção dos melhores, montamos este conteúdo com várias opções!


Os eventos de empreendedorismo desempenham um papel crucial no fomento da comunidade empreendedora.


Nesses ambientes, reúnem-se empreendedores, especialistas, investidores e profissionais de diversas áreas, proporcionando boas oportunidades para estabelecer parcerias estratégicas.


A troca de conhecimentos e a possibilidade de fazer networking são outras vantagens. Palestras, congressos, feiras, mesas-redondas são alguns exemplos.


Contudo, com uma infinidade de eventos de empreendedorismo disponíveis, é essencial escolher aqueles que melhor atendam aos seus objetivos. Afinal, nem sempre é possível participar de todos, concorda?


Para ajudar você neste desafio, montamos este conteúdo com os principais eventos de empreendedorismo que você precisa conhecer.


Desejamos uma leitura inspiradora!


Por que é importante participar de eventos de empreendedorismo?


Participar de eventos de empreendedorismo é de extrema importância para empreendedores experientes e para quem está começando.

.

Um dos principais motivos para participar desses momentos é a possibilidade de estabelecer e expandir a rede de contatos.


Compartilhar experiências é outro benefício, pois essas oportunidades reúnem pessoas com interesses semelhantes, incluindo investidores, mentores e potenciais parceiros de negócios.

.

Além disso, eventos de empreendedorismo oferecem um ambiente propício para o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades. Palestras, painéis de discussão, workshops e mentorias são algumas das atividades que você pode encontrar.


Não podemos deixar de fora também a inspiração e motivação que os eventos de empreendedorismo proporcionam. Sabemos que ter o próprio negócio não é tão fácil, e conhecer histórias semelhantes ajuda a encontrar soluções para seus desafios.



De qual evento de empreendedorismo você deve participar?


Para fazer investimentos assertivos e aproveitar melhor o seu tempo, é importante saber quais eventos participar. Listamos alguns:


1. Conferências e palestras renomadas


Participar de conferências e palestras renomadas, com grandes nomes do empreendedorismo, na sua área de atuação, é uma grande oportunidade para obter conhecimento de alto nível.


Isso tudo sem contar com a possibilidade de fazer networking com outros participantes e especialistas do setor.


Veja as principais conferências no Brasil:


2. Feiras e exposições de negócios


Nas feiras, além das palestras, é possível encontrar exposições de produtos e serviços de diversas empresas. Ou seja, os empreendedores têm contato com tendências e inovações no mercado.


Nesses locais, você também pode conhecer potenciais parceiros e investidores.


No país, as principais feiras de empreendedorismo são desenvolvidas pelo SEBRAE localmente. Entre em contato com a unidade da sua região para saber mais informações.


3. Hackathons e maratonas de startups


O mundo das startups requer inovação e contato constante com grandes desafios. Nesse sentido, os hackathons e as maratonas são excelentes para estimular a criatividade, conhecer novos talentos de outras áreas e também apresentar a solução da sua empresa.


Vale lembrar também que, assim como nos outros eventos, é comum encontrar grandes investidores nessas oportunidades.


Veja os principais hackathons e as maratonas nacionais:


4. Workshops e cursos práticos


Que tal aprender e/ou desenvolver uma nova habilidade, na prática?


Os workshops e os cursos práticos são ótimas oportunidades para isso! Afinal, em poucos dias e até mesmo horas, o empreendedor pode dar um grande salto na sua gestão a partir de novos conhecimentos.


As principais entidades que realizam workshops e cursos práticos são Endeavor,

Sebrae e o Impact Hub. Também é interessante conhecer a programação das instituições da sua cidade que promovem o empreendedorismo.



5. Eventos de networking e pitchs


Assistir a pitchs e participar de eventos de empreendedorismo que fomentam o networking ajudam a criar conexões valiosas para o crescimento do negócio.


Aqui, podemos encontrar as mesas redondas, rodadas de negócios e encontros de networking mais direcionados.


Confira os que valem a pena participar:


É interessante criar seu próprio evento corporativo?


Você já pensou em promover um evento sobre o tema?


Ao fazer isso, os empreendedores têm a oportunidade de reunir especialistas do setor e potenciais parceiros de negócio, criando um espaço valioso para networking e desenvolvimento profissional.


Outra vantagem é que a sua empresa pode se destacar como líder e referência na área de atuação, fortalecendo sua imagem e credibilidade no mercado.


E saiba que, diferente do que muitos pensam, não preciso fazer algo grandioso para ter sucesso. É possível começar com algo pequeno, reunindo grandes nomes e empresas locais.


Então, busque se inspirar em grandes eventos de fora, tenha atenção aos detalhes, faça uma boa divulgação e dê suporte aos participantes.



Conclusão


Desde o fortalecimento do networking, ampliação dos conhecimentos até a descoberta de oportunidades de negócio, os eventos de empreendedorismo são essenciais para o sucesso de qualquer empreendedor.


Agora, para se destacar mesmo, é indispensável inovar. O primeiro passo é contar com boas ativações para engajar e chamar a atenção dos participantes.


A Sigma ajuda você a criar um evento de empreendedorismo único, com a melhor experiência para os seus convidados. Temos soluções que já fizeram sucesso, inclusive, na ABF Franchising Expo 2023, maior feira de franquias do mundo!


Cabine de Fotos, Totem Fotográfico, Digital Tattoo, Túnel Infinity e muito mais. Clique aqui e confira de perto todas essas soluções!

27 visualizações0 comentário

Kommentarer


bottom of page