top of page

Entenda como fazer túnel de LED e obter sucesso em seu evento

Resumo:

  • Como fazer túnel de LED é uma dúvida bastante comum de quem deseja oferecer uma experiência única nos eventos;

  • De fato, são muitos os detalhes para considerar, tanto para garantir a segurança quanto para aproveitar ao máximo este recurso;

  • Sabemos que criar um túnel infinito é um desafio. Para ajudar você nessa missão, desenvolvemos um passo a passo completo. Confira!


A iluminação é um elemento fundamental para qualquer tipo de evento, seja ele corporativo, festivo ou cultural. Por isso, não é à toa que muitos profissionais do ramo se perguntam em como fazer um túnel de LED.


Afinal, este recurso se destaca por proporcionar uma experiência imersiva e impactante aos participantes. Com suas luzes coloridas, efeitos visuais e até sonoros, o túnel infinito, como também é chamado, cria um ambiente único e inesquecível.


Acontece que, para garantir a segurança de todos os convidados e a experiência do evento, é preciso entender bem o processo de montagem, contar profissionais capacitados e materiais de qualidade.


Mas, calma: montar um túnel infinito não é tão complicado. Neste conteúdo, apresentaremos um passo a passo completo para a instalação. Siga nossas dicas e transforme seu evento em um verdadeiro espetáculo de luzes e cores. Desejamos uma excelente leitura!


Confira os tópicos:


Quais materiais são necessários para construir um túnel de LED?


O túnel de led pode ser montado com uma infinidade de materiais. Para facilitar o entendimento, selecionamos os que são mais usados. Confira:


Estrutura com tubos de PVC


É necessária uma boa estrutura para suportar o túnel de LED. É possível utilizar tubos de metal e madeira, mas os canos de PVC são mais comuns. Ao apostar nesse material, lembre-se também das conexões de PVC, em forma de cotovelos, "T" e conectores retos, para unir os tubos.


A quantidade de tubos vai depender do tamanho do túnel e vale ressaltar a importância de escolher um diâmetro que permita a passagem dos convidados sem dificuldades.


Materiais de fixação


Abraçadeiras, fitas adesivas, parafusos ou outros materiais podem ser usados para fixação do túnel, garantindo que os painéis de LED estejam firmemente presos à estrutura.


Tecidos preto ou escuros


O tecido preto será utilizado para cobrir a estrutura de PVC e evitar o vazamento da luz, o que pode prejudicar a experiência. É importante escolher um material resistente e que possa ser facilmente fixado na estrutura.


Painéis de LED


Adquira painéis de LED flexíveis ou módulos de LED que se encaixem na estrutura escolhida. Analise a qualidade da luz, o brilho e a capacidade de exibir uma ampla variação de cores e efeitos.


Nem sempre, os painéis são utilizados para fazer o túnel de LED. Contudo, é importante apostar nesse elemento principalmente nos eventos corporativos, para divulgar as marcas.


Fitas de LED


As fitas de LED são responsáveis pela iluminação do túnel e pelos efeitos que você deseja criar. Verifique qual a quantidade suficiente para percorrer toda a extensão do túnel. Aqui, também reforçamos a importância de analisar a qualidade da luz e resistência do material.


Controlador de LED


Para programar e controlar os efeitos das luzes, você precisará de um controlador de LED. Existem várias opções disponíveis, desde os mais básicos até os avançados, que oferecem uma variedade de configurações e efeitos personalizados.


Na dúvida, analise a experiência que você deseja oferecer no evento e, claro, o seu budget financeiro.


Fonte de energia


Este item, como o próprio nome já diz, é responsável por fornecer energia para as fitas de LED. Portanto, na hora de escolher, verifique se a fonte é compatível com a quantidade de fitas que serão utilizadas.


Ferramentas em geral


Para fazer o túnel de LED, você vai precisar de algumas ferramentas básicas, como serra, furadeira, chave de fenda e alicate.


Além desses materiais básicos, é interessante considerar acessórios adicionais, como difusores para suavizar a luz, cabos de extensão para maior flexibilidade na montagem e dispositivos de proteção, caso o túnel seja instalado em áreas externas.


Por fim, não deixe de ler as instruções de instalação fornecidas pelos fabricantes dos materiais e siga todas as precauções de segurança.


Como fazer um túnel de LED para eventos?


Agora chegou o momento da montagem do túnel de LED. Separamos um passo a passo rápido, veja:


1. Faça um bom planejamento


Defina o local onde o túnel de LED será instalado e meça o espaço disponível para determinar as dimensões. Considere a quantidade de luzes e fitas de LED necessárias com base no comprimento e largura do túnel e formato, que pode ser reto, curvo ou em "S".


Feito isso, escolha um local plano e com espaço suficiente para acomodar o túnel de LED que tenha acesso à energia elétrica, para ligar a fonte de energia e as fitas de LED.



2. Monte a estrutura


Utilizando uma serra, corte os tubos de PVC no tamanho necessário e use as conexões para unir os tubos. Lembre-se de deixar espaço suficiente para a passagem das pessoas, como mencionamos.


Depois, cubra a estrutura com tecido, que deve ser cortado no tamanho ideal para alcançar toda a estrutura. Para fixar, use fita adesiva ou grampos. Confira se existem dobras, pois elas podem favorecer o vazamento de luz.


3. Instale as fitas de LED


Comece instalando as fitas de LED na entrada do túnel e vá percorrendo todo o comprimento. Utilize conectores e cabos para ligar as fitas de LED à fonte de energia. Aqui, também confira se elas estão bem fixadas e sem dobras.


4. Teste o funcionamento


Antes do dia do evento, teste o funcionamento das fitas e dos painéis de LED. Esse passo é indispensável para evitar imprevistos e ajuda a descobrir possíveis problemas em tempo hábil.


Para garantir a segurança, certifique-se de que a instalação elétrica esteja conforme as normas de segurança local. Se necessário, consulte um eletricista qualificado.


Pronto! Seguindo esses passos, você terá construído um túnel de LED incrível para impressionar os participantes do seu evento.


Dicas para garantir a segurança e estabilidade do seu túnel


Independente da quantidade de pessoas do evento, o túnel de LED precisa estar seguro e estável para suportar a demanda. Afinal, não há como prever que, mesmo em uma comemoração com poucos convidados, o recurso será menos ou mais usado.


Além de evitar acidentes, analisar esse aspecto é essencial para proporcionar uma experiência positiva aos participantes do evento. Veja algumas orientações importantes:

  • Confira se todo o local oferece segurança para o túnel de LED. Evite espaços com muitos obstáculos, áreas sujeitas a ventos fortes, terrenos acidentados ou inclinados. Dê preferência às superfícies niveladas;

  • Escolha materiais de qualidade, tubos de PVC e conexões resistentes e duráveis. Verifique se estão em boas condições, sem rachaduras ou desgastes;

  • Reforce a estrutura adicionando conectores adicionais nas partes críticas, como as junções dos tubos ou pontos de maior tensão;

  • Fixe bem o tecido, pois as dobras podem prejudicar não somente o vazamento de luz, como também causar tropeços e situações desagradáveis aos convidados;

  • Tenha uma iluminação de emergência com sinalização, pois nem todos os locais para realização de eventos possuem geradores. Isso é fundamental para garantir a segurança dos participantes;

  • Por fim, verifique se a estrutura do túnel infinito é capaz de suportar o peso das fitas de LED e a pressão exercida pelas pessoas que passam por ele.

Como personalizar o túnel de LED conforme o evento?


Como personalizar o túnel de LED é outra dúvida bem comum. De modo geral, este recurso, quando bem instalado, se integra com a decoração do evento, proporcionando um ambiente mais requintado e chamativo.


Separamos algumas dicas para personalizar seu túnel infinito:


Faça uma boa escolha de cores


As fitas de LED geralmente possuem várias opções de cores. Selecione aquelas que estejam alinhadas com a identidade visual e estilo do evento.


Por exemplo, se for um evento corporativo, você pode optar por tons mais sóbrios, como branco, azul ou verde. Para as comemorações mais informais, cores vibrantes como vermelho, amarelo ou rosa são boas alternativas.


Planeje os efeitos de iluminação


Os painéis e fitas de LED oferecem diferentes efeitos de iluminação, como piscar, transições suaves ou repentinas de cor e intensidade. Dependendo do estilo do evento, é possível ajustar esses efeitos, criando um ambiente mais imersivo e específico.


Adicione elementos decorativos


Além das luzes de LED, é possível adicionar elementos decorativos ao túnel para personalizá-lo ainda mais. Cortinas de tecido com cores temáticas, adereços para as fotos e letreiros são algumas opções.


Projete imagens


Considere projetar imagens, logotipos ou mensagens no tecido que cobre o túnel. Isso pode ser feito utilizando projetores de luz ou mapeamento de projeção, capazes de adicionar elementos visuais personalizados ao túnel.


Sincronize músicas


Se o evento permitir, sincronize a iluminação do túnel de LED com a música que está sendo reproduzida no ambiente. Isso irá chamar ainda mais atenção para o ambiente e envolver de uma maneira bem legal os convidados.



Cuidados e manutenção com o túnel de LED


Certamente você vai querer locar e usar o seu túnel de LED em vários eventos, certo?


Mas, para manter a qualidade da estrutura, dos painéis e das luzes, é indispensável adotar alguns cuidados com a manutenção e o armazenamento do túnel. Acompanhe os principais:

  • Verifique regularmente as conexões, fitas de LED, cabos e conectores a cada evento. Certifique-se de que estejam bem encaixados e não apresentem sinais de desgaste ou danos;

  • Proteja contra danos físicos. Faça o possível para evitar que pessoas ou objetos colidam com o túnel de LED. Coloque sinalizações claras indicando que se trata de uma estrutura frágil;

  • Tenha uma rotina de limpeza. Mantenha o túnel de LED limpo, removendo poeira e sujeira do tecido e das fitas. Utilize um pano macio e seco para limpar as superfícies. Evite o uso de produtos químicos agressivos que possam danificar a estrutura;

  • Proteja o túnel contra umidade e, caso o evento ocorra ao ar livre, utilize coberturas ou tendas e fitas adesivas isolantes nas conexões, para evitar a entrada de água;

  • Analise a fonte de energia, garantindo que ela em boas condições e fornecendo a voltagem correta para as fitas de LED ou painél;

  • Quando não estiver em uso, armazene o túnel de LED em um local seco e seguro. Desmonte a estrutura de PVC com cuidado para evitar danos e enrole as fitas de LED corretamente, seguindo as instruções do fabricante;

  • Fique de olho na vida útil das fitas de LED, analisando sempre a recomendação do fabricante e os sinais de desgaste, como perda de brilho ou falhas na iluminação.


Conclusão


Como você viu, fazer um túnel de LED requer muita atenção e cuidado com vários detalhes. Afinal, o objetivo é que os convidados possam se divertir com este recurso no seu evento e não o contrário: enfrentar imprevistos desagradáveis. Alguns, inclusive, podem colocar em risco a segurança de todos.


Para evitar que situações como essas aconteçam e garantir a tão sonhada e planejada experiência do seu evento, é indispensável seguir todos os procedimentos que listamos aqui. Contar com materiais de qualidade e profissionais capacitados também é muito importante.


Agora, para quem deseja apostar no túnel de LED sem se preocupar com tudo isso, nós temos uma sugestão: conte com a Sigma Entretenimento!


Oferecemos várias soluções inovadoras para fotos, vídeos e estruturas em eventos de todos os tipos. Além disso, contamos com uma equipe técnica especializada e pronta para montar uma estrutura incrível no seu evento!


3.182 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page