top of page
  • Foto do escritorBianca Rodrigues

Como ter sucesso com a sua campanha de Dia dos Namorados?

Resumo:

  • Para surpreender o seu público, é importante pensar em ações criativas para as principais datas comemorativas;

  • Uma campanha do Dia dos Namorados bem planejada pode ser bastante lucrativa;

  • Separamos 8 ideias interessantes para aproveitar essa data tão movimentada no mercado. Continue lendo e confira!


O Dia dos Namorados é uma data especial e oferece uma excelente oportunidade para as empresas se conectarem com seu público-alvo.


Outra vantagem é o impulsionamento das vendas. Para você ter uma ideia, conforme pesquisa do Serasa Experian, as vendas cresceram aproximadamente 4% neste período em 2022.


No entanto, para ter sucesso com uma campanha de Dia dos Namorados, é necessário montar um planejamento criativo. Desde a criação de promoções até o uso das mídias sociais de maneira eficaz, boas estratégias são essenciais para aproveitar essa data.


Continue lendo e confira 8 ideias criativas para aplicar na sua empresa. Veja também alguns exemplos de ações de grandes para se inspirar.


Boa leitura!


Acompanhe os tópicos:


8 ideias para ter sucesso na sua campanha de Dia dos Namorados


Ainda de acordo com o levantamento do Serasa, no Estado de São Paulo, o crescimento atingiu a marca de 4,9%, superando o Dia das Mães. Dá para acreditar?


Diferente do que muitos pensam, não é preciso ter muito dinheiro ou então ideias inéditas para aproveitar essa data. Separamos alguns insights para você se inspirar. Veja:


1. Crie um bom planejamento para a data


O primeiro passo para uma campanha do Dia dos Namorados de sucesso é fazer um bom planejamento.


Pense em tudo: quais são os recursos disponíveis em termos financeiros e de pessoal, como será a dinâmica operacional no dia e como a ação vai se conectar com as redes sociais. Levante também possíveis imprevistos e soluções.


Lembre-se também de registrar tudo, seja em uma planilha em Excel ou ferramentas de gestão, como Trello, que possui versão gratuita.


Ao fazer isso, você consegue ter uma previsibilidade da sua campanha e evita surpresas indesejadas em cima da hora.


2. Estabeleça objetivos para a campanha


Junto ao planejamento, estabeleça os objetivos da sua campanha, que podem ser desde vender mais, atrair novos clientes e até mesmo fazer uma nova marca a ser reconhecida.


Toda a campanha do Dia dos Namorados deve girar em torno dessas definições. Isso é essencial para executar ações assertivas, direcionando melhor o orçamento e também o seu tempo.



3. Estude o comportamento do público-alvo


O que funciona para uma loja de roupas pode não ser tão interessante para um restaurante, por exemplo. Partindo dessa ideia, estude bastante o seu público-alvo e identifique suas preferências.


Você pode fazer isso por meio de pesquisas de satisfação impressas, formulários do Google e analisando os comentários e mensagens dos seus seguidores nas redes sociais.


Dessa forma, as chances de atingir os objetivos da sua campanha do Dia dos Namorados aumentam.


4. Abuse da criatividade (e do romance)


Aqui é a cereja do bolo!


Com base no seu público-alvo e nos recursos disponíveis, estude possibilidades para montar ações criativas. Decoração temática, um pequeno buffet, músicas românticas e pequenos mimos são alguns exemplos.


Perceba, como falamos, que não se trata de algo inédito ou oneroso financeiramente. Criar um ambiente agradável para os seus clientes nessa data já vai chamar bastante atenção. Não esqueça também das redes sociais!


5. Faça uso de estratégias online e offline


Suas estratégias devem sempre considerar o espaço offline, ou seja, tudo aquilo que está fora da internet e também o online. Pense como se tudo fosse um único ambiente.


Então, todas as ações devem ser divulgadas nas redes sociais e no seu site, caso tenha. Se a sua empresa tiver uma sede física, explore a campanha dos Dias dos Namorados com folders, decoração, cartazes e até panfletos.


6. Ofereça atividades interativas com casais


Nada melhor do que as ações para deixar os casais juntinhos, não é mesmo?


Atividades interativas caem muito bem nessa época do ano e você pode contar com recursos como:

É interessante, inclusive, oferecer brindes para os casais que fizeram menção a sua empresa nas redes sociais com as fotos e os vídeos produzidos nessas estruturas. Com isso, além de engajar o seu público, você pode atrair mais clientes.


7. Monitore os resultados da campanha


A melhor forma de saber se a sua campanha do Dia dos Namorados está realmente dando certo, ou seja, fazendo sucesso entre o público e sendo rentável, é analisando os dados.


Fique de olho nas vendas, na quantidade de clientes que você recebe, nas ligações e mensagens. Diferencie também consumidores novos e dos fiéis, a fim de encantar a cada grupo de uma maneira única.


8. Divulgue fotos e vídeos nas redes sociais


Registre toda a sua campanha de Dia dos Namorados e divulgue nas redes sociais. Fotos produzidas, vídeos, stories: faça uma cobertura em tempo real do que está acontecendo na sua empresa.


Isso estimula clientes antigos e novos a visitarem a sua empresa e/ou seu site, aumentando as possibilidades de vender mais na data.



Como aplicar essas ideias em sua empresa?


Como já dissemos, não é preciso tanto dinheiro para inovar e vender mais no Dia dos Namorados. Sim, é possível se diferenciar com pouco e se inspirando em grandes marcas.


Veja alguns exemplos:

  • Em 2017, a Starbucks lançou duas bebidas em edição limitada em comemoração à data. Se você trabalha no segmento de alimentação, pode apostar em uma ideia semelhante;

  • Este ano, a Converse também criou modelos de tênis com detalhes que remetem ao Dia dos Namorados. Lojas de roupas e acessórios podem fazer ações semelhantes;

  • O Boticário, em 2021, valorizou a diversidade e lançou um vídeo que gerou buzz nas redes. Já essa ação pode ser aplicada por qualquer empresa: basta definir um tema para a campanha e produzir um vídeo!


Conclusão


A criatividade é a palavra-chave quando o assunto é Dia dos Namorados. Mas, para fazer sucesso mesmo, você precisa conhecer o seu público e elaborar um bom planejamento.


Lembre-se também que tudo deve ser registrado e todos os responsáveis por cada atividade devem estar definidos.


Pense também no plano B, ou seja, levante possíveis imprevistos e como eles podem ser solucionados.


Durante e após a campanha, analise os dados das suas vendas e, principalmente, a quantidade de novos clientes que foram conquistados a partir da campanha.


O mundo offline e online também deve estar conectados assim como os casais, em atividades interativas.


Falando nisso, sabia que a Sigma Entretenimento possui diversas soluções em fotos, vídeos e estruturas criativas para tornar a sua campanha do Dia dos Namorados incrível?


13 visualizações0 comentário
bottom of page