top of page
  • Foto do escritorBianca Rodrigues

8 ideias de Campanha de Dia das Mães para aplicar na sua empresa

Resumo:

  • O Dia das Mães está entre as datas mais movimentadas do comércio brasileiro. Mas, para se destacar, é preciso apostar na criatividade;

  • Fazer um bom planejamento, apostar no digital e oferecer experiências diferenciadas é essencial para atrair mais clientes nessa época;

  • Confira 8 dicas interessantes e como aplicá-las na sua campanha de Dia das Mães para surpreender o seu público nessa data comemorativa!

O Dia das Mães está entre as 5 datas mais aquecidas do varejo brasileiro. Apesar dos desafios econômicos, em 2022, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas cresceram 10% em relação ao ano anterior.


Para este ano, as expectativas também são positivas. Contudo, para se destacar, é preciso apostar na criatividade para fazer uma campanha de Dia das Mães assertiva. Afinal, o comércio inteiro estará a postos para encantar os clientes.


Mas não se preocupe: neste conteúdo, trouxemos dicas interessantes para você aplicar na sua campanha de Dia das Mães e fazer boas vendas. Desejamos uma excelente leitura!


Confira os tópicos:


8 ideias para criar a campanha de Dia das Mães da sua empresa


Ainda de acordo com dados da CNC, apesar dos números positivos nas vendas online, as lojas físicas também se destacaram. O que significa haver mercado para ambos formatos de negócio.


Então, seja a sua empresa online ou física, dá para aumentar o faturamento nesta data, desde que com uma boa campanha do Dia das Mães.


Confira as dicas que separamos:


Campanhas de marketing digital


Independente se a sua empresa vende online ou não, ou não, é indispensável apostar em estratégias de marketing digital. Afinal, ao estar online, as chances de conquistar novos clientes aumenta, divulgar as promoções e engajar o público fica bem mais simples.


Confira como se destacar na internet com a sua campanha do Dia das Mães:


1) Postagens criativas para redes sociais


Desenvolva postagens criativas para o Dia das Mães nas redes sociais, indo muito além do clichê. A dica principal é sempre alternar as promoções e publicações interessantes sobre a data, como:

  • Falar da origem do Dia das Mães;

  • Contar histórias inspiradoras de mães de sucesso;

  • Abordar curiosidades sobre a data.

Contudo, antes de elaborar o conteúdo das redes, faça um bom planejamento. Lembre-se de considerar os diferentes formatos, como vídeos, stories e postagens em carrossel.


2) Criação de hashtags e desafios relacionados com a data


Criar hashtags criativas e desafios relacionados a sua campanha do Dia das Mães ajuda a aumentar o engajamento e facilita a divulgação da marca. Para ter sucesso com essa estratégia, é importante pensar frases e brincadeiras simples, como postar uma foto com a mãe, com os filhos ou então com uma mensagem para comemorar a data.


O segredo está justamente em interagir com os seguidores, ou seja, fazer o repost das publicações, responder comentários e mensagens. Assim, eles se sentirão valorizados, sem contar com a humanização da marca.


Promoções e sorteios especiais


Quem não gosta de ganhar um brinde, um mimo ou um desconto? Apostar em sorteios especiais e promoções nesse sentido ajuda a deixar a sua campanha do Dia das Mães mais atraente, sem contar na possibilidade de atrair novos clientes.


3) Descontos em produtos específicos (ou em toda a loja)


Apostar em descontos sempre será uma boa estratégia para atrair clientes. Defina o percentual dos descontos, em quais produtos serão aplicados e faça uma boa divulgação.


Lembre-se também de que as promoções precisam estar alinhadas ao setor financeiro, para não prejudicar a margem de lucro da empresa.


4) Brindes e sorteios exclusivos para mães


Os brindes, além de fazer com que os clientes se sintam especiais, ajudam a divulgar a sua marca de uma forma natural.


Garrafas, agendas, blocos de anotação, chaveiros, adesivos, foto lembranças etc. Selecione a opção que mais combina com a sua campanha de Dia das Mães e se organize com antecedência para conseguir bons descontos.


Os sorteios também chamam bastante a atenção do público. Você pode fazer online, seguindo as diretrizes da Loteria Federal, ou presencialmente, distribuindo cupons.


Ações de marketing de conteúdo


O marketing de conteúdo ou inbound marketing está relacionado com a produção de conteúdo para a internet, em sites, blogs e redes sociais. Selecionamos algumas formas de explorar essa estratégia. Acompanhe:


5) Criação de artigos e vídeos com base no tema


Selecione diversos temas relacionados aos Dia das Mães para desenvolver artigos (os chamados blogposts) para o seu site. Se possível, conte com ajuda de agências de marketing especializadas nessa área.


Investir em vídeos para as redes sociais, envio das listas de clientes do WhatsApp e até mesmo inseri-los nos blogs pode ser interessante.


6) Parcerias com influenciadores digitais sobre maternidade


Fazer parcerias com bons influenciadores digitais, ou seja, personalidades com autoridade para falar sobre maternidade na internet, pode atrair uma boa audiência para suas redes.


Para que essa estratégia seja bem sucedida, analise bem o perfil do influenciador, defina as ações e registre tudo isso em contrato.


Eventos especiais


Outra ideia é apostar em eventos — físicos ou online — para atrair a clientela para a campanha de Dia das Mães. São várias as possibilidades, portanto, analise bem cada uma e se planeje para colocá-la em prática.


Defina responsáveis, analise o financeiro e conte com bons fornecedores para garantir o cumprimento dos prazos. Confira as dicas:


7) Eventos presenciais ou virtuais de Dia das Mães


Que tal reunir os seus clientes para debater algum tema relacionado ao Dia das Mães e convidar um especialista para tirar dúvidas? Ou então, promover uma recepção com um delicioso lanche?


Os eventos presenciais ou virtuais permitem aproximar ainda mais os clientes de uma marca. Aqui, a palavra-chave também é planejamento. Organizando essa ação em tempo hábil, as chances de atrair mais convidados são maiores.


8) Atividades especiais e interativas com as mães


Essa dica é mais voltada para empresas que atuam no formato presencial.


Para melhorar ainda mais a experiência dos seus clientes no Dia das Mães, planeje atividades interativas especiais, com ações interessantes. Um exemplo é montar um cenário para fotos, contratar uma cabine fotográfica ou apostar nas plataformas 360°.


Com isso, você estimula a interação com a sua marca no ambiente físico e faz com que os clientes registrem os momentos e repliquem nas redes sociais.


Como aplicar essas ideias em sua empresa?


O primeiro passo para colocar as ideias que apresentamos na sua empresa é definir o foco da sua campanha de Dia das Mães. Divulgar a empresa, um produto específico, itens de lançamento ou explorar o preço mais baixo para ganhar nas vendas em volume são alguns exemplos.


Depois, faça um bom planejamento, alinhe qual o valor está disponível para investir nas ações, crie um checklist de tudo o que precisa fazer e defina os responsáveis.


Seguindo esses passos, o desenvolvimento da sua campanha de Dia das Mães será mais organizado, você terá tempo hábil para pensar em novas ideias e até no que fazer em casos de imprevistos.


Conclusão


Como você viu, são várias as possibilidades para se destacar no Dia das Mães. O segredo está na criatividade e na personalização. Analisar bem o seu público e ficar de olho nas tendências do mercado também ajudam a vender mais e sair na frente da concorrência.


Se você gostou das ideias que apresentamos, conte com a Sigma Entretenimento para colocá-las em prática! Oferecemos várias soluções para tornar a sua campanha de Dia das Mães inesquecível.


Cabine Fotográfica, Totem de Fotos, Plataforma de Vídeo 360°, Espelho Mágico e Túnel Infinito são algumas delas. Que tal saber mais sobre essas soluções? Clique aqui e confira!


29 visualizações0 comentário
bottom of page